terça-feira, 28 de março de 2017

Caxias - 1973

«A última vez que fui preso, tinha ido esperar o meu pai ao aeroporto. Vim para casa, dormi mal e, no dia seguinte, bateram à porta. Estávamos em Abril de 1973 (30 de Abril). Foi o meu filho Zé Manel a abrir a porta. O inspector apresentou-lhe o "crachat" da polícia, e ele voltou displicentemente para a sala a dizer: "Ó pai, é a prestimosa". O tipo entrou, fizeram a vasculhação e levaram-me para Caxias.

Fiquei lá uns tantos dias (...) A partir do sexto dia, deram-me papel e comecei a escrever várias coisas (Zeca também tinha pedido um gravador que lhe foi negado).

Do ponto de vista físico, não me chatearam nada. Num interrogatório, fizeram alusão de que tinham possibilidades de saber por outros meios aquilo que eu não queria dizer, mas não passaram disso.»

A 19 de Maio, foi libertado mediante a caução de 10 mil escudos, para «aguardar em liberdade a conclusão do processo»

in "Livra-te do Medo" de José A. Salvador

Imagens. relatórios da PIDE e os pedidos de Zeca de livros e gravador.

Sem comentários:

Enviar um comentário