sexta-feira, 17 de março de 2017

8 de Agosto de 1968

José da Conceição, que tinha convidado Zeca para atuar na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense em 17 de maio de 1964, por razões de perseguição da PIDE, foi para Viana do Castelo. Convidou Zeca para atuar no Clube Fluvial Vianenense e foi a 6 de agosto desse ano que Zeca conheceu Manuel Freire que também tinha sido convidado. Rui Pato​ desta vez acompanhou Zeca Afonso (o que não tinha acontecido em Grândola).

A PSP como pidesca que também era, enviou um relatório à PIDE sobre a atuação, «que encerrava um fundo picante para o lado subversivo...» e sobre os cerca de 200 indivíduos «desafectos à actual situação política. A afluência destes indivíduos desafectos certamente deve-se ao facto dos fadistas (sic) em referência, serem já conhecidos nesta região»

Como nada conheciam sobre as letras dos temas que Manuel Freire e Zeca cantavam fizeram esta troca das letras nos temas do Zeca «Catarina do Alentejo que não te viu nascer mas há-de vir o dia que hás-de viver; Ó cavador do Alentejo que há muito tempo não te vi cantar"».

Reparar no traço a vermelho que assinala no texto o nome de Rui Pato e em baixo acrescentam no meio o "de Melo".

Sem comentários:

Enviar um comentário