sábado, 18 de fevereiro de 2017

Livro "Cantares de José Afonso"

Carlos Loures

"Com o Manuel Simões e o Júlio Estudante, criámos em Tomar onde na altura eu trabalhava e vivia, uma pequena editora, a Nova Realidade."

Manuel Simões


Em 1966 sai uma 1ª edição do livro "Cantares de José Afonso" pela Nova Realidade - Tomar

Em 1967 sai uma 2ª edição com texto de Rui Mendes, que estava previamente anunciado para a 1ª edição, extraviou-se algures e só saiu nesta 2ª edição.

"A ideia de reunir em volume as canções de José Afonso nasceu no âmbito do grupo da pastelaria Sírius, da rua da Sofia, em Coimbra, onde chegavam ecos da colecção projectada em Tomar. Foi o Rui Mendes quem a lançou, com o ar de coisa espontânea, mas sentia-se que se tratava de um plano arquitectado e cultivado há algum tempo, à espera de concretização. Pedido o consenso ao autor, então a leccionar na Beira, em Moçambique, a quem se tinha mandado, para eventuais correcções, a transcrição dos textos gravados a que era possível ter acesso, a sua plena adesão ao projecto constituiu uma motivação ainda mais encorajadora, sobretudo pelo envio de materiais inéditos... (...) A primeira edição, correspondendo à fase artesanal da «Nova Realidade» (a mais estimulante e rica de experiências pelo contacto directo com o leitor), foi vendida de mão em mão esgotou-se num curto lapso de tempo."

Rui Mendes


"Dadas as fraternas relações que mantinha com José Afonso, cedo projectei que o primeiro livro da colecção seria a publicação das letras das suas canções. Chamei-lhe Cantares".

Como Carlos Loures refere, a PIDE em maio de 1968 por "despacho destes serviços", o livro "Cantares" foi "PROIBIDO DE CIRCULAR NESTE PAÍS".

A BEM DA NAÇÃO

A foto da capa, é da autoria do jornalista Rocha Pato, pai de Rui Pato​

Sem comentários:

Enviar um comentário