sexta-feira, 15 de abril de 2016

Tuna Académica - 1958

Depois de uma digressão da Tuna Académica fez de norte a sul de Angola com milhares de quilómetros percorridos, o regresso a Lisboa no Paquete Pátria.

Segundo José Niza, foi aí que Zeca, durante a longa viagem, começou a engendrar coisas diferentes do fado de Coimbra.

"Vivíamos, no navio, ao contrário dos horários estabelecidos pela Companhia Colonial de Navegação: acordávamos às 4 da tarde para tomar o pequeno almoço às 5, isto é (...), almoçávamos à hora do jantar; e, daí para a frente, a noite era nossa.

Acresce, que deste pequeno grupo de notívagos, fazia parte - melhor, era a rainha - a Natália Correia, que conhecemos nesta viagem.

Sob o luar quente dos trópicos, íamos, à noite, para a ré do navio, com violas, vinho e poesia: O Zeca cantava; e a Natália - cabelos ao vento, deusa grega, nessa altura e sem exagero, uma das mulheres mais belas do planeta - dizia poemas.

A verdade é que, talvez por causa destas andanças, em 1960, o Zeca grava a "Balada do Outono". E, com isso, inaugura uma nova fase - a mais rica - da música popular portuguesa do séc. XX"

in José Afonso de José Niza - Movieplay Portuguesa, S.A.

Foto: José Nascimento

Tirada a bordo do paquete "Pátria", em 1958.

Da esquerda para a direita encontram-se na fotografia as seguintes pessoas: José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Zeca Afonso), José Maria Baptista de Sousa Rafael, Natália Correia (Natália entrou no navio em Tanger quando regressava a Portugal), Helena Castro e David José Leandro Duarte Ribeiro.



Medley de algumas músicas de José Afonso pela banda...


Sem comentários:

Enviar um comentário