quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Ti Zé Pastor

"Ele ia muitas vezes à Arrábida. Ia ver o ti Zé pastor, que dizia que era o grande filósofo que existia. É preciso ver que o Zeca tinha uma grande relação física com a terra e gostava muito de passear por lá. Lembro-me de numa dessas vezes o ti Zé Pastor lhe pedir para ele trazer uma varina de Setúbal, ao que o Zeca respondeu: "Eh, pá, isso já é mais complicado." Conversavam sobre filosofias que eu nem sequer entendia" (1)

"Todos os percursos vão dar à Serra e desta ao mar (...). Ti Zé pastor é um dos apeadeiros do caminho. A Serra ou as imediações dela é o seu terreno, o seu habitat. Vive isolado entre as brenhas. Tirando as ovelhas e um outro Argos que o acompanha, não conversa com ninguém, nem com ninguém tem com que conversar, salvo se calha passar por aquelas partes um cujo sedento bucolismo compensador (...) Crente nos olhos e nos ouvidos e céptico para as verdades intelectuais (...) vão lá dizer-lhe que o homem pôs o pé na Lua! «Pode lá ser. Quem é que lhe disse a Vossemecê?» - «Ar fresco e exercício é o que lhe falta, Sr. Zeca».

Comemos um pão ázimo e bebemos dum vinho agreste como a natureza que o dono daqueles casebres, também ermita nas férias, providencia." (2)



(1) - José A. Salvador - Livra-te do Medo
(2) - João Afonso dos Santos - Um Olhar Fraterno


(Foto: Zeca no Alentejo em 1979)

Sem comentários:

Enviar um comentário