terça-feira, 15 de setembro de 2015

Zeca e a sedução por Coimbra

José A. Salvador (JAS) - Vamos cá ver, se a gente quisesse dizer o que te marcou em Coimbra, porque, sabes uma coisa que eu noto, também já te conheço há uns anos, tu tens uma grande sedução por Coimbra.

Zeca Afonso (ZA) - Pois tenho, é verdade. Agora já não encontro nada que se aproxime da Coimbra em que vivi. (...) Esta recente homenagem que me fizeram (nota: 26 de Maio de 1983), além da satisfação pessoal - ter ali uma data de tipos - ou vaidade, não sei, deu-me a ideia de que há coisas que ainda persistem em Coimbra. A memória de 61... aquela euforia, aquela...

JAS - Aquela efectividade, não é?

ZA - Aquela efectividade. Tu lembras-te de um cartaz, já não é do teu tempo (referindo-se a JAS que estudou em Coimbra a partir do ano de 1964)... havia um cartaz na Queima das Fitas que representava um grupo de estudantes que atravessavam os espaços numa réstia de luar até chegar à lua, dançando e de braço dado.

Fim de citação

in "Livra-te do Medo" de José A. Salvador

Procurei esse cartaz. Sabendo que Zeca foi para a Universidade em 1949, interrompendo de 1953 a 1955 devido a ter prestado serviço militar, depois foi professor em vários locais, tendo terminado a licenciatura em 1963, o cartaz estaria compreendido entre 1949 e 1952.

O cartaz como Zeca o referiu não existe. Talvez a memória o tenha atraiçoado ou talvez outro cartaz se tenha sobreposto nessa memória como sendo da Queima das Fitas.

Aqui ficam os cartazes desse período.

Sem comentários:

Enviar um comentário