quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Belmonte - O calhau

Em 1938 regressa com o seu irmão João a Portugal, passando a residir na casa do seu tio Filomeno, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, onde finaliza a 4ª classe. Sobre o tio diz: "comandante da Legião, germanófilo teve uma coisa boa: ensinou-me cantigas populares antigas da Beira; ouvi-o cantar líricas de óperas (…)”; acrescenta: “foi ele que me incutiu o gosto pela música”.

Do professor Tavares: «era um um indivíduo um pouco sanguíneo, de vez em quando tinha explosões», que gostaria de «ver porque era um indivíduo sério”; e os jogos populares (canicho e bilharda) em que não participava «porque era um pouco o sobrinho do senhor doutor Filomeno»

«Já com quarenta e tal anos, vou a Belmonte e canto à noite no castelo. Cantei o «Vira de Coimbra» e saio pela porta principal (...) vem um tipo ter comigo, dá-me uma palmada e diz assim: “Ó filho da mãe, não te lembras, quando me atiraste um calhau às costas?” Eu disse: «Eh, pá, desculpa lá isso!”.

O facto tinha ocorrido quando eu estava na escola primária. Dei-lhe um grande abraço e disse: «Vamos ver se encontramos os tipos que frequentaram a escola»

In Livra-te do Medo de José A. Salvador.

Fotos:
Escola primária onde Zeca fez a 4ª classe, casa onde morou e placa de homenagem.






Sem comentários:

Enviar um comentário