quinta-feira, 14 de maio de 2015

Festa do Avante - 1980.

No dia 12 (11/12e13) de Julho de 1980 realizou-se no Alto da Ajuda mais uma Festa do Avante com a presença de Zeca Afonso. Foi a 1ª e única vez que Zeca participou na Festa (critérios que não interessam aqui dissecar), com a presença do filho Pedro, nessa altura com 11 anos.

Carlos Paredes, Adriano Correia de Oliveira, Fausto foram outros que atuaram na mesma altura do Zeca ou seja, na abertura da palco da Festa no sábado.

Os músicos que o acompanharam foram Janita Salomé, Henri Tabot, Guilherme Inês e Júlio Pereira (nessa altura, Henri, Guilherme e Júlio era o "grupo" que acompanhava Zeca Afonso para todo o lado tanto em Portugal como no estrangeiro (informação preciosa de Henrique Tabot)).

Do MC (Mundo da Canção) nº 56 Outubro/Novembro de 1980, cito esta passagem escrita por Viriato Teles:

"Dos portugueses (que vimos) merecem destaque José Afonso e Sérgio Godinho, pelas execuções que nos ofereceram, pela segurança com que se apresentaram perante o público. E também Carlos Paredes, de quem apenas temos a lamentar o pouco tempo que esteve em palco.

Cada um à sua maneira, Paredes, Sérgio e Zeca, fizeram espectáculos muitos semelhantes em qualidade e em objectivos, demonstrando que o «fim» ainda está, em qualquer dos casos, muito longe."

Fim de citação

Fotos da net, MC (Mundo da Canção), Júlio Pereira, Henri Tabot e Viriato Teles.

Sem comentários:

Enviar um comentário