segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Festa de Amizade com Zeca Afonso - 5 de fevereiro de 1983




O meu sincero agradecimento a Fernando Manuel e a Carlos Salomé, pelo envio das fotos e folheto da participação do Zeca, na Festa da Amizade no dia 5 de fevereiro de 1983 nas Caldas da Rainha.

... e aos testemunhos de quem lá esteve

"[...] Depois de estar nas Caldas da Rainha, novamente num espectáculo com José Afonso, a 5 de Fevereiro, numa homenagem que lhe prestaram, em que também actuou Armando Marta com a sua peça "Grândola de novo"..."

de Octávio Sérgio - guitarrista que colaborou com o Zeca

Daqui

comentário de Fernando Manuel no meu FB "Tributo a Zeca Afonso"

"[...] na verdade o dia 29 (dia que foi escolhido para o Concerto no Coliseu em Lisboa) era para ser nas Caldas da Rainha, mas a "Era Nova" (Cooperativa de Acção Cultural (1978)) entendeu que seria melhor ser primeiro em Lisboa, o Zeca falou connosco, e mudamos o dia para 5 de fevereiro, fomos ao coliseu dia 29 e depois fizemos nas Caldas que devo dizer que todos os artistas se disponibilizaram a vir actuar gratuitamente em prol do Zeca"


comentário de José Carlos Faria (e seguintes no FB "Os Amigos de José Afonso") do grupo "Charanga" que atuaram nessa festa

"Eu integrava o grupo Charanga (que tinha acabado de gravar um LP e consta do cartaz aqui publicado) e posso confirmar que o Zeca actuou, sim, inclusivamente com alguns de nós a acompanhá-lo em palco. [...] a primeira parte foi uma demonstração de judo e karaté (porque o Zeca tinha sido judoca), mas depois foi música e poesia e aí, repito, ele actuou. Inclusivamente há pouco tempo foi descoberta num arquivo esquecido uma gravação audio do espectáculo.

...

"O Júlio Pereira foi o músico principal no acompanhamento do Zeca em palco, mas também o Sérginho, na flauta, que tinha estado pouco tempo antes no Coliseu. Já não me recordo se o Durval Moreirinhas e o Octávio Sérgio também o acompanharam (creio que sim) mas a gravação confirmará o alinhamento.

de Jorge Francisco:

"Posso voltar a confirmar que o Zeca ACTOU. Eu estive mesmo junto ao palco com um grupo de amigos das Caldas."

comentário de Regina Gaspar

"Cantou e muito...eu estava lá bem o vi e ouvi.....notava-se nele muita dificuldade sim. Mas cantou."

"... até me recordo de lá se comentar da dificuldade que ele tinha em utilizar os instrumentos de percussão e já não sei quem mas alguém teve que o ajudar....foi muito comovente.[...} Acrescento que o concerto terminou com a actuação dele."

de José Peixoto Henriques:

"Eu estive lá, ainda tenho o autocolante que diz "Festa da amizade, cantar Abril em Fevereiro". Quem foi ao palco saudar o Zeca foi a Natália Correia..."

O folheto do evento


autocolante da Festa


A Festa da Amizade na Gazeta das Caldas - Recolha de Regina Gaspar (para aumentar, clicar na imagem)



Sem comentários:

Enviar um comentário