sábado, 31 de janeiro de 2015

A fraude

Disco da atuação do Zeca na Homenagem que lhe fizeram em Coimbra a 26 de maio de 1983.

Neste disco, Zeca canta "Saudades de Coimbra". A gravação do tema do Zeca é uma fraude.


Tínha-se observado que o fado que o Zeca cantou estava muito bom relativamente às condições vocais que o Zeca apresentava já nessa altura. A voz estava demasiada "limpa" sem titubeações o que era impensável e o autor da gravação que dispensou a mesma na net, Leonel Brito, nada referiu sobre o assunto.

Farrapos da Memória

Em pesquisa fui parar a um site onde o guitarrista Octávio Sérgio refere o assunto e onde diz que houve um "arranjo" para que o fado que aparece no disco, esteja tão bem o que veio a confirmar as suspeitas quase certezas.

Dou a "palavra" ao Octávio:

"A 26, foi a homenagem ao Zeca em Coimbra. Fizeram-no estar duas horas ao relento, na Sereia, o que lhe não fez nada bem, dado o adiantado da doença de que padece. Cantou apenas "Saudades de Coimbra" mas não conseguiu chegar ao fim sem lhe falhar a voz. Foi um esforço demasiado que lhe impuseram. Depois das emoções do Coliseu do Porto, necessitaria de uns dias de descanso! Ainda por cima pretendem pôr em disco a sua actuação. Mas como, com as falhas de voz? Zeca Afonso não o vai permitir, assim penso! Resolvem a situação pondo a gravação que fez comigo, juntando-lhe outras guitarras como se ali tivesse sido? A ver vamos!"

... E gravaram mesmo!

Guitarra de Coimbra (Parte I)

Obs: Octávio Sérgio gravou "Saudades de Coimbra" com o Zeca em 1981 e que consta no álbum "Fados de Coimbra e outras Canções" e foi esta a música a que juntaram outras guitarras para parecer que tinha sido gravado nesta homenagem.

A publicação do disco da Homenagem saiu à revelia do Zeca.


Sem comentários:

Enviar um comentário